06/03/2018

Sustentabilidade

A preocupação com meio ambiente e a procura de alternativas para minimizar o impacto que causamos é uma constante nas nossas vidas. Por isso aqui em casa:

  • Adaptamos um sistema de aquecimento solar para a água, que abastece todos as torneiras (nas duchas e nas pias das cozinhas e banheiros), inclusive os das duas duchas externas para quebrar o gelo da água para quem prefere tirar a areia da praia num com água mais morna ou quentinha,
  • Através de um sistema caseiro e funcional, captamos a água da chuva para abastecer as caixas acopladas dos vasos sanitários e também a torneira externa para lavar os pés e cadeiras de praia,
  • A irrigação do gramado e da hortinha é de água reaproveitada dos banhos externos (sem sabão) e da torneira lava-pés.
  • Abolimos os chuveiros elétricos e investimos num sistema “inteligente” de aquecimento a gás para todas as duchas dos banheiros, que “percebe” que a água já vem pré-aquecida (pelo aquecimento solar) e liga o gás somente se for necessário, e apenas o suficiente para chegar à temperatura ideal – o banho é delicioso!
  • Separamos o lixo orgânico e o reciclável para a coleta seletiva do município. Em especial as latinhas de alumínio, que nosso filho Gael guarda para vender no ferro velho, e com o valor arrecadado, compra brinquedos para as crianças do abrigo Casa Lar Caminho de Luz aqui no bairro (uma casa que acolhe crianças que viviam em situação de risco).
  • Todas as nossas novas acomodações foram feitas através de processos construtivos sustentáveis:
    Na Suíte Container, re-utilizamos um container marítimo e usando o sistema construtivo Dry-wall, transformamos em uma aconchegante suíte, com cozinha e banheiro.
    Nas três Mini-Casas, optamos por construir através do sistema Wood-Steel Frame: um processo igualmente limpo, seco, e que não gera resíduos ao meio ambiente.
  • Buscamos contribuir para a sustentabilidade das atividades comerciais e promover mais oportunidades de interação dos nossos hóspedes com os costumes e tradição dos catarinenses. Por isso sempre indicamos restaurantes, lojas de artesanato e passeios oferecidos por pessoas nativas aqui da região.